sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Inverno da Alma [2010]


(de Debra Granik. Winter's Bone, EUA, 2010) Com Jennifer Lawrence, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Valerie Richards, Shelley Waggener, Garret Dillahunt, Dale Dickey, Lauren Sweetser, John Hawkes. Cotação: ***

Após meteórico sucesso em premiações de filmes independentes como sete indicações no Independent Spirit Awards e ter ganhado o grande prêmio do Júri no Festival de Sundance, "Inverno da Alma" conseguiu encaixar-se no time dos graúdos como "A Rede Social", "A Origem" e "Cisne Negro" entre os indicados aos prêmios de projeções maiores como o Globo de Ouro e o Oscar. Mas, o que poderia ser o verdadeiro reconhecimento para atores como Jennifer Lawrence e John Hawkes, ou até mesmo para a preterida diretora - a ainda pouco conhecida Debra Granik -, o que houve foi uma enxurrada de indicações a Melhor Filme para uma produção que poderia muito bem passar batida se não fosse uma campanha muito bem movimentada.

Vivendo nas gélidas montanhas no sul dos EUA – um lugar praticamente esquecido e não divulgado pela grande indústria hollywoodiana – Ree (Jennifer Lawrence) cuida de sua mãe doente mental e de seus dois irmãos pequenos. Com apenas 17 anos, ela chega a passar fome, mas demonstra extrema noção de realidade e ensina seus irmãos um pouco de dignidade (“nunca peça o que deveria ser oferecido”, diz ela) e sobrevivência, como caçar esquilos. Até que recebe a visita do xerife local, informando que seu pai Jessup Dolly, está foragido de sua condicional e que, caso não apareça dentro de uma semana, ela perderá suas terras hipotecadas como garantia da fiança do pai. Ela então parte em busca dele, esteja ele vivo ou morto. Com a ajuda quase negada de seu tio Teardrop (John Hawkes), ela vai abordando seus vizinhos que demonstram medo e até mesmo violência.

As conseqüências de sua busca são inúmeras, mas ela se mantém erguida e jamais chega a implorar por misericórdia, algo que sempre achamos que poderia ser o caminho mais fácil. E nesse sentido, sua força é o que chega a impressionar. O trabalho de atuação da jovem Jennifer Lawrence é peculiar. Embora eu mesmo não ache um trabalho tão excepcional como seus prêmios a fazem parecer, reconheço que ela casou muito bem em um ambiente sulista, sem pesar no sotaque e nas caras marrentas dos habitantes dali. John Hawkes, outro nome superestimado do elenco, faz o tipo mal encarado que no fundo tem bom coração, e é outro que faz um trabalho competente.

Já a diretora Debra Granik faz um trabalho belíssimo aqui. Com uma sensibilidade ímpar, ela contribui profissionalmente no clima bucólico e extremamente triste. A melancolia é tamanha que por vezes chega a incomodar. É difícil encontrar beleza em um filme que trata de uma garota evitando que sua família não passe fome e fique sem teto, mas há situações em que a diretora trabalha o clímax de sofrimento aliado aos semblantes marrentos do povo daquela região americana tão estranha. Dentre tantas figuras que aparece, fiquei até feliz em reconhecer a atriz Dale Dickey, um dos rostos mais expressivos que conheço e dona de memoráveis participações como junkie em séries como "Weeds" e "Breaking Bad".

Pesado em seu tema e feio esteticamente, "Inverno da Alma" é tão cru quanto a sua pouca aceitação convencional. Mas enquanto estiver sendo tão premiado e ovacionado pela crítica, pouco importa se está agradando o grande público ou não.

3 comentários:

  1. Ainda não assisti "Inverno da Alma", mas quero muito. Se bem que, o filme pelo que ando percebendo não vem sendo muito agraciado por quem assiste. Já que, o filme consiste num bom drama apoiada numa atuação de Lawrence. Enfim, a conferir!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir a este filme! Adoro longas independentes com personagens femininas fortes.

    ResponderExcluir
  3. O filme é bom. Não há coisas tão extraordinárias... mas a atuação de Jennifer Lawrence sem dúvidas está muito boa!

    ResponderExcluir