quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Segredo dos Seus Olhos [2009]


(de Juan José Campanella. El Secreto De Sus Ojos, Argentina, 2009) Com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Carla Quevedo, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella. Cotação: *****

Não saberia dizer se o cinema brasileiro representa as melhores produções da América Latina. Sem querer desmerecer os outros países, nosso cinema só estaria sob risco desse título com apenas um país do nosso continente: o argentino. Tangos, cabarés e perseguições políticas a parte (e por que não dizer futebol?), nossos hermanos argentinos conseguem nos presentear com filmes que podem ser um verdadeiro convite às emoções humanas. E mais uma parceria entre o diretor Juan José Campanella e o ator Ricardo Darín resultou em um filme marcante.

O defensor público aposentado Benjamín Espósito (Ricardo Darín) encontra uma forma de utilizar melhor de seu tempo ocioso: escrever um livro. Com dificuldades no processo de criação, ele resolve relatar em forma de romance um crime que ele acompanhou de perto em 1974, no qual uma jovem de 23 anos é estuprada e assassinada. Na época, Benjamín compromete-se com o marido da vítima, Ricardo Morales (Pablo Rago), dizendo que iria conseguir prender o homicida. Para isso, ele conta com a ajuda de seu comparsa Pablo Sandoval (Guillermo Francella) e sua superiora Irene (Soledad Villamil), a quem ele nutre uma paixão secreta.

Contado em duas narrativas paralelas, em uma nós acompanhamos o thriller policial estudando o crime. Na outra, já nos dias de hoje, o solitário Benjamín busca através de suas memórias remoer as questões que ele deixou passar, os erros que cometeu no ano em que ele jamais esqueceu e que o fez ficar numa vida que, para ele, é uma eterna solidão. O problema do protagonista se resume basicamente em deixar-se comunicar com olhares, até mesmo os calando. Anos depois, a pergunta que o incomoda tanto é “Como se viver uma vida cheia de nada?”

O trabalho de direção de Juan José Campanella se mostra com uma mão pesadamente profissional, apesar dos momentos de desfoques desnecessários. O plano sequência onde o foragido é capturado após uma perseguição empolgante no estádio Racing (no fervor de uma partida de futebol) já é histórica. O elenco se encontra perfeitamente aliado à temática do longa. O comediante Guillermo Francella consegue se adequar muito bem ao viés dramático. Onde o filme peca nitidamente é na maquiagem forçada dos atores que precisam a todo momento representar um intervalo de 25 anos entre as os dois núcleos do filme.

"O Segredo dos Seus Olhos" é inegavelmente um filme que quer ser grande. O roteiro é adaptado pelo próprio Campanella a partir do livro homônimo de Eduardo Sacheri, e pretende entrar nos moldes de um drama elogiado e ao mesmo tempo lucrativo. E conseguiu. O filme foi o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, desbancado o favoritismo de "A Fita Branca". E é o filme mais visto na Argentina, quebrando um recorde de 35 anos.

Ser artisticamente bem feito e ser sucesso de público são feitos reservados a poucas obras de qualidades inegáveis, e "O Segredo dos Seus Olhos" tem merecidamente esse privilégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário