segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Namorados Para Sempre [2010]


(de Derek Cianfrance. Blue Valentine, EUA, 2010) Com Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman, Mike Vogel, Ben Shenkman. Cotação: ****

Filmes sobre relacionamentos não são raridades. Existem inúmeros deles sobre as mais diversas fases de um namoro, noivado, casamento ou até mesmo divórcio. Por conta disso, não esperava me surpreender com esse "Namorados Para Sempre" (titulo nacional ridículo por não ter definitivamente nada a ver com o título original, tampouco com o filme). Minha surpresa foi grande por ter me envolvido com uma obra que se despe de todos os sentimentalismos baratos para focar-se em duas pessoas que se amam, talvez só não com a mesma intensidade.

O filme trata sobre a história de amor entre Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling), casados há cerca de seis anos, mesma idade da filha deles, a adorável Frankie. A atual configuração do casamento não é das melhores. Cindy está totalmente fora de sintonia com o esposo, e não chega a ser revelado de imediato o porquê. Dean, por outro lado, se vê ainda perdidamente apaixonado por ela, e reúne esforços para levá-la a um hotel para uma noite romântica, a fim de se reaproximar cada vez mais dela, e assim, reagrupar os cacos da vida conjugal que insistem em se multiplicar.

Ao mesmo tempo em que vemos ser explorado um casamento já esgotado, acompanhamos, através de uma edição respeitável, o início do namoro. A ansiedade juvenil deles nos leva a perceber que ambos estavam entusiasmados pela novidade do amor correspondido. Dean, em dado momento do filme, apresenta uma teoria bem válida. Segundo ele, os homens são nitidamente mais românticos que as mulheres. Enquanto elas estão preocupadas em se casar com aquele determinado tipo, tal emprego, tal status (estão sempre se encantando com o primeiro ou com o próximo namorado), eles – os homens – tendo visto a grande oferta de garotas que vão e vêm, escolhem aquela que eles consideram exatamente especial, e não precisa ser necessariamente a primeira ou a última que eles encontram, e sim, alguma.

Dean teoriza e pratica aquilo que ele acredita. Ama Cindy de uma forma exagerada, com um cuidado que chega a sufocar. Passados seis anos, Cindy já não acredita mais naquela paixão esfuziante que fez com que ela prometesse amá-lo até que a morte os separe. É importante reparar a mudança até mesmo corporal dos personagens nesse meio tempo. Os atores chegaram a ganhar quilos a mais para dar esse tom de mudança, além das características emocionais e o tratamento estético do filme, que contrasta as cores vivas do início de namoro e a fotografia fria e melancólica do casamento.

Michelle Willians, atriz que vem da série teen "Dawson’s Creek", apresenta total amadurecimento no trabalho ao interpretar o que sente sua personagem, algo que a incomoda inteiramente e que é mantido em silêncio. Mas o fato é que Cindy, além de não se ver mais apaixonada, chega a um nível de descontentamento tão grande, que passa a odiar seu companheiro. E esse sentimento, embora mal visto por uma sociedade arraigada no romantismo como é a nossa, é presente e real. E Ryan Gosling, ator que vem desempenhando trabalhos interessantes como em "Half Nelson" (filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2007) e "A Garota Ideal", confirma que é daqueles tipos que nunca falham. É aquele ator que sempre garante um banho de interpretação.

"Namorados Para Sempre" (ainda não me conformo com esse título) chega a ser incômodo. Profundamente triste, o filme possui um charme que tem uma capacidade quase inexplicável que me fez ficar encantado pela maneira livre que o diretor Derek Cianfrance tratou os desfoques; com os atores devidamente seguros com seus papéis; com a história que foge do senso comum de filmes românticos (mais se aproxima de uma dura realidade) e até mesmo com a trilha sonora, tendo destaque a música tema “You and Me” do desconhecido grupo Penny & The Quarters. Possivelmente gravada entre 1970 e 1975, a música foi garimpada pelo próprio Ryan Gosling, que insistiu para que fosse utilizada no filme.

Só uma advertência. "Namorados Para Sempre" não é recomendável para casais com a falsa idealização de que o mundo a dois é um profundo mar de rosas.

6 comentários:

  1. Junior, você não tem ideia de como estou esperando por este filme! Gosto muito do tema aqui retratado e dos atores envolvidos. Não sei explicar, mas tem algo nele que me faz crer que é um bom filme. Sabe?

    Gosto de saber da teoria do personagem, realmente os homens são mais românticos que as mulheres. Enfim, ótimo texto :)

    ps: Assista "O Sabor de uma Paixão" pra ver se gosta, mas já aviso que o filme contém "N" clichês! rs O que realmente é o destaque é a atuação de Murphy.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Clap Clap Clap, assisti o filme, e o seu review foi magnífico.Literalmente uma crítica digna do filme.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a forma que você comenta sobre os filmes,estou ansiosa p/assistir ao oscar!!Parabéns pelo blog!!Bjkss

    ResponderExcluir
  4. O título em português realmente ficou péssimo... parece comédia-romântica-de-final-feliz.

    O filme me surpreendeu. Trilha sonora, atuação dos personagens...

    Algumas coisas me lembrou a produção chilena: A Vida dos Peixes - de Matías Bize.

    Abraços e boas sessões!

    ResponderExcluir
  5. Jr, sinceramente esse mexeu comigo!

    Filme doloroso, realista, Gosling e Williams puramente inspirados. É gente como gente. Impossivel não se emocionar ali. A cena final, quando eles brigam dentro do Hospital, é assombroso.

    Adorei o filme e acho que este que deveria estar no lugar de 'Inverno da Alma' na indicação de filme. Ao meu ver, isso é algo a ser sempre repetido por mim, Gosling merecia indicação também - ou até o Oscar de ator, sério.

    Adorei seu texto!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Só vi ontem e achei lindo. Acaba send original justamente por falar de algo super comum. É triste, mas temos que aceitar, não é mesmo?

    ResponderExcluir