sexta-feira, 22 de abril de 2011

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos [2010]


(de Woody Allen. You Will Meet a Tall Dark Stranger, EUA/Reino Unido, 2010 Com Gemma Jones, Pauline Collins, Anthony Hopkins, Naomi Watts, Josh Brolin, Freida Pinto, Antonio Banderas, Lucy Punch. Cotação: ***

Dando continuidade aos seus constantes e cada vez mais conformados filmes irregulares, Woody Allen ilustra a famosa frase shakespeariana de MacBeth (“(...) A vida é história contada por um tolo, cheia de som e fúria, significando nada”) para versar sobre a infelicidade do homem com o que tem ou que trabalhou para ter. De fato, não é um trabalho digno de uma filmografia elogiável como é a de Woody, e o filme acaba sendo somado como exemplo dos que o criticam para torná-lo um cineasta fracassado. O que as pessoas precisam saber é que, mesmo desajeitado e longe de sua originalidade, Woody Allen ainda é capaz de fazer com que um filme tão despretensioso soe como algo que faz jus a sua própria modéstia.

Isso é um elogio? Sim e não.

É um elogio se levado em consideração a forma cada vez mais leve de filmar suas obras. Ao começar o filme, os letreiros já indicam que estamos vendo mais um filme de Woody Allen. Não há nada que torne “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” algo único e promissor. E acredito que nem é essa a intenção dele. Filmado mais uma vez em Londres (ele consegue financiamento mais facilmente na Europa), ele aproveita a sua reputação para conseguir filmar sua história mesmo sem grandes questionamentos e reunir um bom elenco, mesmo sendo famoso por pagar pouco aos atores. Enfim, como todo ano acontecesse, Woody Allen apresenta a sua história por puro prazer em fazer cinema, e sem dar importância pelo aspecto honroso.

Por outro lado, uma crítica que até nós, fãs de Woody Allen, devemos concordar é quanto ao desleixo que ele apresenta em seus filmes mais recentes. Nesse, algumas faltas são gritantes e impossíveis de fazer vista grossa. Nem me refiro mais à narração em off, que mesmo sendo um recurso ultrapassado e mal usado aqui, já é uma característica usada por Woody há muito tempo.Mas e quanto a rápida conclusão, esquecendo de personagens relevantes (como a prostituta interpretada por Lucy Punch)? E os saltos narrativos deselegantes, repentinos e incompreensíveis? E a ausência de algumas justificativas básicas que fariam muita diferença (como uma garota pode se apaixonar por um cara que assumiu espioná-la enquanto se troca)?

A história se trata de uma discussão sobre o descontentamento humano. Alfie Shebritch (Anthony Hopkins) resolve se separar de sua esposa Helena (Gemma Jones) por estar em crise de meia idade. Ele vai correr atrás de sua juventude se casando inclusive com uma aspirante atriz bem mais jovem que ele. Ela buscará ajuda espiritual numa cartomante, acreditando que triunfará e conhecerá o homem dos seus sonhos. A filha deles, Sally (Naomi Watts), vai trabalhar numa galeria de arte e acaba flertando com seu patrão, Greg (Antonio Banderas), enquanto o marido de Sally, Roy (Josh Brolin), tenta concluir seu romance e repetir o sucesso editorial de seu primeiro livro, e acaba se apaixonando pela mulher do prédio em frente do seu, a doutoranda Dia (Freida Pinto).

Woody Allen é um diretor que hoje faz filmes pelo prazer de ser um cineasta ativo. Não tenho como saber quando ele nos mostrará algo genial novamente, muito menos se isso pode acontecer tão cedo. Mas devo admitir que “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” é uma delícia de ser assistido, pelo menos até o desfecho desastroso. Não está nem perto de ser uma obra-prima, mas seria humanamente impossível manter filmes excepcionais quando se tem um diretor/roteirista lançando seus filmes ano a ano. O cálculo é simples, quanto mais filmes, maiores serão as cobranças.

Entretanto, quando se trata de Woody Allen, o que nos é apresentado já é algo, no mínimo, bom de ser assistido e agradará uma boa parcela de público.

5 comentários:

  1. Woody Allen é um diretor único. Ele deveria fazer um hiato nesse esquema de um filme por ano, isso se torna cansativo e os filmes não são mais como antigamente. Mas, mesmo sabendo que o que estar por vir é mais um filme de Woody Allen, eu ainda fico ansioso para poder ver qualquer coisa que ele faça, hehe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É, já tem um tempo que Woody só faz filme "três estrelas". Ainda não conferi este, mas irei vê-lo muito em breve! Creio que, irei gostar!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, essa mania e compulsão de Allen em ter um filme por ano, faz com que o resultado de suas produções serem muito inferiores...e, alguns, mecanizados.
    Você, obviamente, é um fã incondicional, por isso não percebeu o quão fraco e quase medíocre seja essa obra em questão.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Gostei muito da postagem!!

    Abraços...

    Kleber

    ResponderExcluir
  5. Amo Allen, mas não gostei nada desse filme, começando pelo elenco esquisito.

    Abração e apareça,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir