quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Amnésia [2000]


(de Christopher Nolan. Memento, EUA, 2000) Com Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Junior, Stephen Tobolowsky, Harriet Sansom Harris. Cotação: *****

“Amnésia” é um dos filmes mais inteligentes que eu conheço. Hoje, conhecendo a genialidade de Christopher Nolan (o cara que matutou “A Origem” e levantou a moral de Batman em “Cavaleiro das Trevas”), o filme de 2000 funciona como um salto inicial do inglês que, a partir do conto “Memento Mori”, escrito pelo seu irmão mais novo, Jonathan, ele constrói um roteiro que não se apóia somente na edição excepcional Dody Dorn, que foi indicado ao Oscar de 2001 na categoria, assim como o próprio Nolan, indicado pelo roteiro original (é considerado original porque o conto do seu irmão não havia sido lançado até aquele ano). Perdeu por alguma razão desconhecida para “Assassinato em Gosford Park”, escrito por Julian Fellowes.

Contado de trás para frente, acompanhamos a investigação pessoal de Leonard Shelby (Pearce), que busca vingança ao homem que estuprou e matou sua esposa, além de ter causado um dano cerebral (especificamente no hipocampo), que o faz esquecer-se de acontecimentos recentes. Do dia da tragédia adiante, ele não consegue reter nada na memória. Isso faz com que ele se guie de anotações em bilhetes, polaróides e tatuagens espalhadas por todo seu corpo. Em sua busca, ele conta somente com o conhecido Teddy (Pantoliano) e a garçonete Natalie (Moss), que poderão estar se aproveitando da situação dele.

O protagonista, como ele mesmo já se apresenta, precisa ser extremamente organizado para conseguir conviver com sua condição. Eu mesmo poderia não embarcar nessa proposta. Ora, se ele precisa recorrer às fotos e anotações para se situar na vida que o cerca, como ele poderia lembrar-se de ter essa tarefa de conferir seus lembretes?

É uma pergunta que deve ser obrigatoriamente esclarecida, mas Nolan faz ainda mais. Com uma simples tatuagem na mão escrita “Sammy Jankis”, ou seja, sempre em seu campo de visão, ele poderá lembrar-se de um caso investigado por ele enquanto ainda trabalhava em uma companhia de seguros (afinal, ele consegue lembrar-se de tudo o que aconteceu até a morte de sua esposa). Numa trama paralela e intencionalmente na ordem cronológica tradicional, sabemos quem é o tal Sammy Jankis - ao mesmo tempo em que é respondida a minha pergunta - ou para quem está sendo narrada a história. Outro ponto interessante do roteiro se encontra na explicação das motivações de Leonard em sua caçada. Ele apresenta para um dos personagens a diferença entre memória e fatos, numa explicação que faz todo sentido e vai confirmando ainda mais as intenções de Nolan com o filme.

O fato de ser construído de maneira inversa, ou seja, o filme começa pelo seu final e vai se encaminhando para o início da história (é curioso como o clímax se encontra justamente nisso) não o torna algo quase impossível de ser acompanhado. É diferente no início, mas logo somos habituados com a dinâmica, onde as cenas terminam com o início da cena anterior. É diferente também ter que conferir aos personagens alguma relação, porque somos acostumados a ser apresentados aos personagens com algum histórico. Ali, temos que confiar nas fotografias de Leonard.

Mas nem com tudo isso, o filme, repito, não chega a ser complexo a ponto de não ser apreciado. “Amnésia” é inteligente, mas jamais poderá ser chamado de pedante.

7 comentários:

  1. É um filme inteligente mesmo, que surpreende o público a medida que o tempo passa e não cansa de modo algum. Um filme incrível e com um roteiro de primeira.

    ResponderExcluir
  2. Um filme fantástico, Adecio. O melhor de Nolan. Lembro-me como fiquei impressionado ao vê-lo pela primeira vez.
    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti esse filme em particular, mas o Nolan é realmente genial. Todos os seus filmes prenderam minha atenção do começo ao fim. Ótimo texto, como sempre.

    Ah, e você já ouviu falar do filme Archie's Final Project? Basicamente é a história de um menino que decide se suicidar e filmar a ação para o projeto de filmes escolar. Soa bem deprimente, mas ouvi ótimas críticas e, pelo trailer, parece ser bom mesmo. Estou tentando assistir mas na única locadora que presta aqui na minha cidade não tem e por ser um filme 'independente', não muito conhecido, não consigo achar nem para download. De qualquer forma, adoraria saber sua opinião sobre o filme. Espero que tenha mais sorte que eu para achá-lo ^-^'

    Beijos,
    A Macho Alfa

    ResponderExcluir
  4. A razão desconhecida pela qual ele perdeu é pq Nolan, na época, não era filiado ao Sindicato e meio q se recusava a faze-lo. Ele meio q foi punido.
    Mas Amnésia é um espetáculo! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. É um filmaço, um filmaço mesmo. Chris Nolan escreveu primorosamente o roteiro do filme!

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus filmes favoritos e um exemplo de roteiro bem elaborado. Filmaço!

    ResponderExcluir
  7. Você comentou muito bem sobre um filme que eu não tive coragem de resenhar. Fiquei encarando o editor de texto sem saber o que falar.
    Após assistir, minha cabeça explodiu e não saiu nenhuma palavra. Recomendadissimo pra quem quer sentir coceira no cérebro aehiiehoehioae

    ResponderExcluir