terça-feira, 6 de março de 2012

A Guerra Está Declarada [2011]


(de Valérie Donzelli. La Guerre Est Déclarée, França, 2011) Com Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm, César Desseix, Gabriel Elkaïm, Brigitte Sy. Cotação: ****

Apesar de “O Artista” ser taxado como filme francês (porém, rodado na América e fazendo apologia a ela), foi esse “A Guerra Está Declarada” que foi o representante oficial da França como possível indicado a melhor filme estrangeiro para a premiação desse ano. Trata-se de um filme pequeno, extremamente barato e com um tema nada convidativo. Tem um leve tratamento documental, já que foi escrito por Valérie Donzelli e Jérémie Elkaïm, o casal protagonista (a primeira também é a diretora do longa), baseado num fato acontecido com eles, quando tiveram que enfrentar uma fase bastante difícil: o filho deles (sim, eles também são casados na vida real) passou por problemas de saúde. Muita coisa vista no filme é real, como por exemplo, tudo o que se passa no hospital, como os profissionais de saúde, e até mesmo algumas cenas chegam a ser uma espécie de simulação do que foi vivenciado pelos “cabeças” do filme.

Na história, vemos o início do romance entre Roméo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli), a partir do momento em que eles se conhecem em uma festa. Assim como o casal homônimo de Shakespeare, ambos já brincam com o fato de que terão um final trágico. Eles logo se casam, conseguem um apartamento pra morar, e Juliette fica grávida. A criança, nos primeiros meses de vida, não pára de chorar. Aparentemente, nada tem de errado, até que mais crescido, o bebê apresenta uma questionável dessimetria facial. Isso leva os pais a procurarem ajuda médica, até receberem uma notícia funesta: o filho deles, agora com dois anos, está com um câncer raro na região cerebral. Agora, o jovem casal precisa reunir forças com familiares, mas principalmente, entre si, para conseguirem lidar com uma guerra que, por enquanto, está apenas declarada.

Eu sempre falo sobre o quanto é batido falar sobre câncer em produções do cinema e da TV. As chances de filme ou séries caírem no clichê são enormes. Em “A Guerra Está Declarada”, ainda existem chances ainda maiores de cair no acomodo, pois estamos assistindo a uma obra que deixa os pais num primeiro plano, em como eles vão reagir a uma batalha tão difícil. Mas quando se trata de cinema francês, seria muito ingênuo achar que tudo seria um enorme chavão. O filme tem uma forma interessante de contar a história, nos faz entender - por mais difícil que seja - o mínimo possível dessa dor e sensação de incapacidade que os pais ficam em uma situação como essa. E isso se deve, é claro, ao trabalho excepcional de Valérie Donzelli, a grande idealizadora do projeto, uma arquiteta de formação que abriu mão da sua carreira acadêmica para se entregar à sua arte, já presenciada em filme como “7 Ans” (2006) e La Reine dos Pommes” (2009).

Se tem algo que incomodou bastante, foram os números musicais sem sentido que aconteceram no decorrer da história. A impressão que dá, é que filme europeu, pra garantir uma vibe mais “moderninha”, tem que ter, como que por obrigação, cantoria entre os personagens para dar margem à alguma evolução na linguagem do filme. Essas inserções deram uma destoada no filme, que não carecia de nenhum tipo de elo com musicais. Porém, nem mesmo isso faz “A Guerra Está Declarada” cair por completo. O filme é realmente genioso, além de ser o primeiro filme realmente bom a entrar em cartaz nos cinemas brasileiros em 2012 (estreou na primeira semana de janeiro). Pena não ter conseguido a sua vaga no Oscar garantida, pois assim teria bem mais visibilidade. Espero que seja mais bem visto por conta do boca a boca. Qualidade, pelo menos, o filme tem.

3 comentários:

  1. Nem li o seu texto direito. O filme vem sendo bastante elogiado e quero muito ver. Quando menos souber, melhor... Verei em breve, rs

    ResponderExcluir
  2. Gostei do filme e achei que a trilha sonora foi um ponto forte e não uma tentativa de se encaixar como "cool europeu".

    A história tem força e o tom "documental real" do filme ajuda também.

    ResponderExcluir