terça-feira, 5 de abril de 2011

Machete [2010]


(de Robert Rodriguez. Idem, EUA, 2010) Com Danny Trejo, Robert De Niro, Jessica Alba, Steven Seagal, Michelle Rodriguez, Jeff Fahey, Don Johnson, Shea Whigham, Lindsay Lohan. Cotação: ***

Robert Rodriguez pode não ser um cineasta notável. Ele não é original em seus projetos, se aproveita de situações até mesmo grosseiras para apresentar seu trabalho e não tem um mínimo de evolução na carreira que já dura quase vinte anos. Mas ele se diverte como um garoto que acaba de descobrir uma câmera e almeja produzir suas histórias de forma amadora, homenageando o que sempre gostou de assistir. Nisso, ele faz como ninguém, mesmo que longe de alcançar seu colega e amigo, Quentin Tarantino. 

Machete (Danny Trejo, espetacular) é um ser que vaga pelo Texas, próximo da fronteira com o México. Três anos antes, ele perdeu sua família e foi dado como morto pelo traficante mexicano Torrez (Steven Seagal, em seu primeiro papel como vilão). Sua figura bruta e mal encarada chama atenção da agente de imigração Sartana Rivera (Jessica Alba), que policia a fronteira junto ao trailer de tacos de Luz (Michelle Rodriguez). Machete é procurado por Michael Booth (Jeff Fahey) para armar um atentado contra um candidato a senador, o racista John McLaughlin (Robert De Niro), mas acaba sendo vítima de uma cilada política. Sedento por vingança, Machete se junta à rede de imigrantes de Luz para encontrar os homens que se meteram com ele.

Baseado no homônimo trailer falso visto no projeto "Grindhouse", que Rodriguez lançou ao lado de Tarantino, e composto pelos filmes "Planeta Terror" e "À Prova de Morte", "Machete" teve um bom recebimento por parte dos fãs. Um herói atípico como Trejo poderia render material para um filme de verdade. Numa época onde Sylvester Stallone brinca de Rambo e Rocky Balboa, mesmo estando completamente desfigurado, um herói mexicano que escolhe uma arma branca - nesse caso um facão ao invés de metralhadoras e pistolas - é uma novidade em tanto.

Mas como dizem os mais pessimistas: Nem toda boa idéia deve ser insistida.

A história do filme, bem, pouco importa. O que vale é a verdadeira homenagem ao cinema exploitation e as bizarrices que só encontramos nos filmes de Rodriguez, como Machete usando um intestino como se fosse uma corda de aproximadamente dezesseis metros. Impossível imaginar a cena sem ter assistido. Aliás, a figura do herói é o principal trunfo do diretor. Danny Trejo, sempre muito bem em participações especiais (como esquecer o Tortuga de "Breaking Bad"?), e agora pela primeira vez a frente de uma produção hollywoodiana, ele parece se divertir muito encarnando o chicano.

Outro que está muito bem é o veterano De Niro, que dá vida a um político capaz de chamar os imigrantes latinos de “parasitas”, e fazendo um esforço para se tornar um mártir com sua bengala forjada e um sotaque texano puxado. Deu tempo até para entrar em um táxi, de uma forma que me remeteu diretamente ao inesquecível Travis Bickle de "Taxi Driver". O filme tem outros pontos que chamam a atenção. Além da nudez rápida de Jessica Alba, a barriga devidamente em forma de Michelle Rodriguez, Steven Seagal enorme (e canastrão como sempre), ainda é possível ver Lindsay Lohan interpretando nada menos que... a si mesma!

De visual propositalmente amador, com os riscos na película e cortes abruptos, o tom satírico sempre presente e um humor visual que cansa tamanha utilização em um curto período de tempo, "Machete" se desfaz no divertimento bagaceiro. E Robert Rodriguez pouco dá importância se seu trabalho vai ser levado a sério ou não. O que sobrevive é sua alma aventureira e esbanjar privilégio por fazer seus filmes “amadores” tendo um bom dinheiro para financiá-lo e bons atores que topam embarcar na diversão.

2 comentários:

  1. Esse era um filme que pra mim era prioridade. E até agora eu ainda não vi. Gosto de Rodriguez e mesmo não conferindo muitos, adoro filmes trash. Bem, tenho que conferir logo!! rs

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Assisti aos dois filmes do projeto Grindhouse, é gostei muito, inclusise está em lista de melhores da década. Em relação a esse, ainda não vi, não sei porque, estava tão ancioso antes do lançamento.!

    Mas convenhamos, Steven Seagal e Lindsay Lohan no mesmo elenco (!?) não pode ser coisa boa!!!

    ResponderExcluir