segunda-feira, 12 de março de 2012

Simplesmente Alice [1990]


(de Woody Allen. Alice, EUA, 1990) Com Mia Farrow, Alec Baldwin, Judy Davis, Blythe Danner, William Hurt, Joe Mantegna, Cybill Shepherd. Cotação: ****

Não é um dos filmes mais badalados de Woody Allen, mas é um dos exemplos mais claros do porquê seu modus operandi é tão querido por crítica e público. Tudo é muito simples e ele não faz questão de bolar algo muito sisudo para caracterizar uma obra até mesmo poética. E não é por ser uma comédia, pois uma comédia não precisa estar vinculada ao “teor adulto” para ter boa recepção dos mais rigorosos, e sim por tratar respeitosamente o seu público com romantismo, fantasia, crítica social, psicologia, religião e questionamentos éticos. Misture tudo isso com doses bem calculadas e eis “Simplesmente Alice”.

Como o título já sugere, Mia Farrow (em um dos últimos trabalhos como musa do diretor, como em "A Rosa Púrpura do Cairo") é Alice, uma nova-iorquina que poderia até ser considerada fútil. Rica, casada com um médico (William Hurt), não liga para os filhos, e prefere ficar horas comprando com as amigas fofoqueiras a seguir seus objetivos de vida. Numa ida ao colégio de um de seus filhos, ela conhece o músico divorciado Joe (Joe Mantegna), que a atrai sexualmente, mas é incapaz de cometer adultério por ter preceitos católicos. Até que uma ida ao recomendado Dr. Yang (Keye Luke) faz com que, misticamente, ela se torne uma pessoa mais arisca, e questione boa parte de sua vida, dando valor a algumas partes dela, e reconhecendo que está infeliz em outras.

Para boa parte dos fãs de Woody Allen, Mia Farrow pesa mais negativamente do que ao contrário. De minha parte, a atriz nunca foi assim, digamos, tão importante a ponto de estigmatizar o auge ou declive de Woody, já que o responsável maior por isso é justamente ele, que escreve, dirige e até atua nos seus próprios trabalhos. Porém, reconheço que a antipatia por uma musa pode causar, sim, alguma incompatibilidade entre a obra e seu público. Entretanto, Mia prova neste filme que possui talento cômico. A conversa de sua personagem com Joe, sob o efeito da desinibição recém conquistada, está lá para comprovar o que estou afirmando.

Woody também apresenta uma tese bem perspicaz. Durante toda a história, Alice tenta vender um roteiro para a TV, sempre negada pela responsável de um canal, afirmando que uma história pra fazer sucesso hoje em dia (digo isto porque a crítica ainda é atual) deve se ater somente a um público que não quer saber de uma história comum, sem indícios de tramóias e um personagem que contenham um arco bem desenvolvido, num ambiente que não esteja ligado a violência (não foram exatamente estas as palavras, mas é algo nesse sentido). Ora, “Simplesmente Alice” é tão simples quanto às idéias que a personagem tinha para um roteiro. E se Woody não seria aceito por essa grande massa acéfala que ele critica, ele faz assim mesmo. E que o público o escolha. Simples e audacioso ao mesmo tempo.

Ao som de muito tango, “Simplesmente Alice” tem algumas cenas antológicas (entre elas um encontro entre Alice e o fantasma de seu primeiro marido, na figura de Alec Baldwin), e Woody se dá o direito de acrescer no seu filme coisas como mediunidade e a invisibilidade sem parecer cafona por não ter nada a ver com a questão inicial do filme. Afinal, para quem está acostumado com uma narrativa que transcende o sentido literal das coisas, jamais diria que “Simplesmente Alice” é algo “que foge da realidade”. Ao fim de tudo, o filme é daqueles que te faz ter quase duas horas de bons momentos típicos de Woody Allen.

Um comentário:

  1. Só uma constatação: adoro esse cartaz de "Alice". O filme realmente não é muito admirado, né? Mas Mia Farrow sempre acaba me deixando com vontade de vê-la em cena... Com certeza, espero ver em breve este.

    (eu essa coisa de sempre "ver em breve")

    ResponderExcluir